O sistema da Previdência Social brasileira, gerido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), opera através do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).
Por conseguinte, todos os trabalhadores do setor privado que estão empregados de forma remunerada estão automaticamente incluídos na previdência social, sendo sua participação contributiva obrigatória.
Na prática, as contribuições regulares para a previdência funcionam como uma espécie de “seguro” durante momentos críticos na vida do trabalhador e de seus dependentes.
Portanto, quando um segurado do INSS enfrenta incapacidade laboral devido a doença, acidente, período de maternidade, óbito, prisão ou simplesmente pela idade avançada, a Previdência Social opera como um “seguro” que substitui a renda mensal do trabalhador.
Na verdade, a Previdência Social oferece uma ampla gama de benefícios, incluindo diversos tipos de aposentadoria, pensão e auxílio.
Entretanto, no cotidiano, são as quatro situações mencionadas anteriormente (maternidade, doença, idade e morte) que frequentemente concedem os benefícios mais solicitados pelos segurados do INSS.
Caso haja alguma dúvida, estamos à disposição para ajudar.
Espero que tenha apreciado a leitura.
Um abraço! Até a próxima.